Garota de Ipanema


Helô Pinheiro, la auténtica Garota de Ipanema, a sus esplendidas 63 primaveras. 

La musa que inspiró a Vinicius de Moraes y Tom Jobim para la famosa tonada "Garota de Ipanema" se llama Heloísa Eneida Menezes Pais Pinto, más conocida como Helô Pinheiro. Esta muchacha carioca pasaba con frecuencia por el Café Veloso, donde Vinicius y Jobim se tomaban las cervecitas. El mismo De Moraes lo contó en 1965:


A verdadeira Garota de Ipanema.

Seu nome é Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, mas todos a chamam de Helô.

Há três anos ela passava, ali no cruzamento de Montenegro e Prudente de Morais, em demanda da praia, e nós a achávamos demais. Do nosso posto de observação, no Veloso, enxugando a nossa cervejinha, Tom e eu emudecíamos à sua vinda maravilhosa.

O ar ficava mais volátil como para facilitar-lhe o divino balanço do andar. E lá ia ela toda linda, a garota de Ipanema, desenvolvendo no percurso a geometria espacial do seu balanceio quase samba, e cuja fórmula teria escapado ao próprio Einstein; seria preciso um Antônio Carlos Jobim para pedir ao piano, em grande e religiosa intimidade, a revelação do seu segredo.

Para ela fizemos, com todo o respeito e mudo encantamento, o samba que a colocou nas manchetes do mundo inteiro e fez de nossa querida Ipanema uma palavra mágica para os ouvintes estrangeiros. Ela foi e é para nós o paradigma do broto carioca; a moça dourada, misto de flor e sereia, cheia de luz e de graça mas cuja a visão é também triste, pois carrega consigo, a caminho do mar, o sentimento da mocidade que passa, da beleza que não é só nossa - é um dom da vida em seu lindo e melancólico fluir e refluir constante.

Actualmente, la Sra. Pinheiro regenta un negocio de bikinis -estaba cantado, si se me permite la expresión- bajo el nombre de la popular canción. Se puede acceder a la tienda online del negocio a través de su web oficial.

http://www.garotadeipanema.com.br/

Y ahora, la letra de la maravillosa canción junto a una interpretación de la misma que espero os guste:


Olha que coisa mas linda
mas cheia de graça
é ela menina
que vem e que passa
num doce balanço a
caminho do mar.


Moça do corpo dourado
do sol de Ipanema,
o seu balançado
é mais que um poema,
é a coisa mais linda
que eu ja vi passar.


Ah! Por que estou tao
sozinho?
Ah! Por que tudo é tao
triste?
Ah! A beleza que existe,
a beleza que nao é
so minha,
que tambem passa
sozinha.


Ah! se ela soubesse que
quando ela passa
O mundo sorrindo
se enche de graça
E fica mais lindo
por causa do amor.



Comentarios

Entradas populares